Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Noticiário Brasil
  • Principal
Reading: Rede de atendimento às pessoas vivendo com HIV
Compartilhar
Portal Noticiário BrasilPortal Noticiário Brasil
Aa
Search
  • Principal
Have an existing account? Sign In
Follow US
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Noticiário Brasil > Blog > Manaus > Rede de atendimento às pessoas vivendo com HIV
Manaus

Rede de atendimento às pessoas vivendo com HIV

Redação
Compartilhar
Compartilhar

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), implantou o manejo clínico de pessoas vivendo com HIV em mais três Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Na próxima segunda-feira, 29/1, o serviço passa a ser oferecido nas UBSs Carmen Nicolau, no bairro Lago Azul, e Carlson Gracie, bairro Nova Cidade (zona Norte); e Amazonas Palhano, no bairro São José (zona Leste).

Na rede municipal, o serviço já é oferecido nas UBSs Arthur Virgílio (zona Norte), Leonor Brilhante (zona Leste) e Santo Antônio (zona Oeste), que atualmente fazem o acompanhamento de 285 pessoas vivendo com o HIV.

A diretora de Vigilância Epidemiológica, Ambiental, Zoonoses e da Saúde do Trabalhador (DVAE/Semsa), enfermeira Marinélia Ferreira, explica que o manejo clínico realizado nas UBSs é direcionado para pacientes que vivem com o vírus HIV, mas que apresentam situação de saúde estável, sem sintomas da Aids e sem outras complicações de saúde.

“A ampliação do atendimento na rede básica de saúde é uma forma de facilitar cada vez mais o acesso das pessoas que vivem com HIV aos serviços, de forma a reduzir o risco de agravamento da situação de saúde do paciente”, afirmou Marinélia, explicando que m, nas UBSs com o manejo clínico, o paciente recebe todo o acompanhamento em saúde, com médicos, enfermeiros e medicamentos, além de receber atenção integral nos vários serviços, desde as ações de imunização até de educação em saúde.

A chefe do Núcleo de Controle de HIV/Aids, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e Hepatites Virais da Semsa, Antônia Thayná Silva, lembra que, além das UBSs, a rede municipal também oferece atendimento às pessoas com HIV/Aids nos Serviços de Atenção Especializada (SAEs) da Policlínica Comte Telles (zona Leste), da UBS Ajuricaba (zona Oeste), da clínica da família Antônio Reis (zona Sul) e da Policlínica José Antônio da Silva (zona Norte).

“Os quatro SAEs têm 9.367 pessoas em atendimento ativo. E a ideia é que os SAEs, que contam com uma equipe de especialistas, atendam os casos de maior complexidade. São aqueles casos, por exemplo, em que o paciente recebe o diagnóstico já com sintomas da Aids, ou que chega ao serviço apresentando coinfecções, como a Tuberculose/Aids. Com a ampliação de atendimento para as UBSs, há também a vantagem de evitar sobrecarga na demanda pelos serviços dos SAEs”, explica Thayná.

Casos

A Aids é uma doença causada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV é a sigla em inglês), que ataca o sistema imunológico e prejudica a capacidade de defesa do organismo contra doenças. O vírus é transmitido, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal e anal), sem o uso de preservativo, com uma pessoa que esteja infectada. Também pode ocorrer transmissão da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação.

No ano passado, o município de Manaus registrou 1.339 casos novos de HIV e 413 casos de Aids. Já em 2022, o número de casos novos de HIV chegou a 1.904, com 486 casos de Aids.

Para a prevenção e controle do HIV/Aids, a Semsa trabalha utilizando a chamada Prevenção Combinada, recomendada pelo Ministério da Saúde e que inclui métodos como: testagem regular para o HIV; a prevenção da transmissão vertical (quando a gestante é soropositiva e pode haver a transmissão do vírus para o bebê); o tratamento das infecções sexualmente transmissíveis e das hepatites virais; a imunização para as hepatites A e B; a redução de danos para usuários de álcool e outras drogas; Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP); a Profilaxia Pós-Exposição (PEP); distribuição de preservativos; e o tratamento para todas as pessoas que já vivem com HIV.

— — —

Texto –  Eurivânia Galúcio / Semsa

Foto – Divulgação / Semsa

Receba as últimas notícias de "Noticiário Brasil" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it

Leia também

Unidades de Saúde da Mulher em novos locais a partir de 14/7

Sine Manaus oferta 346 vagas de emprego nesta segunda-feira

Mirante e píer recebem grande fluxo turístico neste sábado, 12/7

Roberto Sabino solicita recapeamento e limpeza de ruas no bairro Novo Aleixo

Capitão Carpê denuncia ao Ministério Público negligência na Maternidade Dr. Moura Tapajóz

Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Copy Link Print

Leia mais

Prefeitura de Manaus

Unidades de Saúde da Mulher em novos locais a partir de 14/7

13 de julho de 2025
Prefeitura de Manaus

Sine Manaus oferta 346 vagas de emprego nesta segunda-feira

13 de julho de 2025
Prefeitura de Manaus

Mirante e píer recebem grande fluxo turístico neste sábado, 12/7

12 de julho de 2025
Manaus

Roberto Sabino solicita recapeamento e limpeza de ruas no bairro Novo Aleixo

12 de julho de 2025
Portal Noticiário BrasilPortal Noticiário Brasil
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?