Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Noticiário Brasil
  • Principal
Reading: No Dia Mundial de Combate à Asma o alerta da SES-AM é para a prevenção e cuidados
Compartilhar
Portal Noticiário BrasilPortal Noticiário Brasil
Aa
Search
  • Principal
Have an existing account? Sign In
Follow US
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Noticiário Brasil > Blog > Amazonas > executivo > No Dia Mundial de Combate à Asma o alerta da SES-AM é para a prevenção e cuidados
executivo

No Dia Mundial de Combate à Asma o alerta da SES-AM é para a prevenção e cuidados

Redação
Compartilhar
Compartilhar

O tratamento é indicado por médicos, a partir dos sintomas, histórico clínico e avaliação funcional

Foto: Lana Honorato / SES-AM

Mais de 300 milhões de pessoas no mundo são asmáticas e, no Brasil, esse número chega a mais de 20 milhões. Pelos dados oficiais, a doença oscila entre a terceira e quarta causa de internações no Sistema Único de Saúde (SUS), com maior incidência nos meses de maio a junho, principalmente nas regiões mais frias e chuvosas.

A Global Initiative for Astha (GINA) instituiu a primeira terça-feira de maio, para promover o Dia Mundial de Combate à Asma. Na data, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) aproveita para alertar sobre a prevenção da doença. “A asma pode afetar qualquer pessoa. É preciso, portanto, ficar alerta às orientações preventivas, estar atento aos sinais e buscar atendimento médico, se necessário”, afirma a secretária estadual de Saúde, Nayara Maksoud.

De acordo com a pneumopediatra Cláudia Mello, médica da SES-AM, a asma, também conhecida como bronquite asmática ou bronquite alérgica, é uma doença respiratória crônica, que apresenta características como dificuldade de respirar, chiado e aperto no peito, respiração curta e rápida. “A asma independe da idade. O diagnóstico é feito por meio de exames físicos e de função pulmonar, combinados com o histórico de cada paciente. Já em crianças de 05 cinco anos, apenas o diagnóstico clínico é suficiente, pela dificuldade na realização de provas funcionais”, destaca.

O tratamento é indicado por médicos, a partir dos sintomas, histórico clínico e avaliação funcional, caso a caso, segundo a médica. “São utilizados medicamentos para alívio rápido dos sintomas e para manutenção do controle da crise”, explica.

A base do tratamento da asma persistente é o uso continuado de medicamentos com ação anti-inflamatória, também chamados controladores, sendo os corticosteroides inalatórios (bombinha) os principais. O médico pode associar também a medicamentos de alívio, com efeito broncodilatador.

“Mas, o principal, em todos os casos, é reduzir a exposição a fatores desencadeantes ou agravantes”, diz a médica. Ela alerta para o uso de cigarro e o sedentarismo, como dois desses fatores.

“A fumaça do cigarro é prejudicial, mesmo quando a pessoa não faz uso direto de tabaco, mas convive com pessoas fumantes. Além disso, o tabaco prejudica a saúde pulmonar de forma geral. Pode também desenvolver ou agravar outras doenças pulmonares”, observa.

O sedentarismo também tem influência direta. “A falta de atividade física está relacionada ao desenvolvimento e agravamento de doenças crônicas, inclusive as respiratórias”, reafirma.

O paciente diagnosticado com asma deve receber, a cada consulta, orientações para o autocuidado, de como proceder em casos de crise, controle e monitoramento. As consultas devem ser agendadas de acordo com a gravidade do quadro apresentado por cada paciente.

O SUS mantém tratamento gratuito a pessoas com asmas desde 2011 e, também, fornece medicação por meio do programa Farmácia Popular.

Quando estiver em crise, o paciente deve procurar imediatamente um Hospital e Pronto-Socorro (HPS), no caso dos adultos. No caso das crianças, procurar um Hospital e Pronto-Socorro da Criança (HPSC). A rede estadual de saúde conta com três unidades de atendimento infantil, em Manaus:

HPSC da Zona Sul, na Avenida Codajás, bairro Cachoeirinha; HPSC da Zona Oeste, na Avenida Brasil, bairro Compensa; HPSC da Zona Leste, “Joãozinho”, na Alameda Cosme Ferreira, s/n, bairro São José I.

O post No Dia Mundial de Combate à Asma o alerta da SES-AM é para a prevenção e cuidados apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

  

Receba as últimas notícias de "Noticiário Brasil" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it

Leia também

Sopas são refeições nutritivas e versáteis servidas nas cozinhas populares do programa Prato Cheio

SSP-AM lança operação na RDS Puranga Conquista

Projeto ‘Feito à Mão Indígena’ inaugura primeira loja física no Shopping São José

Secretaria de Educação abre inscrições para curso de Libras na EE Mayara Redman

Sect destaca papel da regularização fundiária para o meio ambiente na 1ª Semana do Clima da Amazônia, em Belém

Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Copy Link Print
Leave a comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

Amazonas

Sopas são refeições nutritivas e versáteis servidas nas cozinhas populares do programa Prato Cheio

16 de julho de 2025
Amazonas

SSP-AM lança operação na RDS Puranga Conquista

16 de julho de 2025
Amazonas

Projeto ‘Feito à Mão Indígena’ inaugura primeira loja física no Shopping São José

16 de julho de 2025
Amazonas

Secretaria de Educação abre inscrições para curso de Libras na EE Mayara Redman

16 de julho de 2025
Portal Noticiário BrasilPortal Noticiário Brasil
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?