A Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), presidida pelo deputado estadual Mário César Filho (UB), encerrou neste domingo (30/6) sua participação no Festival de Parintins 2025 com um balanço expressivo e um forte impacto social.
Durante cinco dias de atuação no Turistódromo, a CDC foi ponto de apoio, informação e acolhimento para moradores e turistas. Ao todo, foram 2.440 atendimentos realizados, com orientações jurídicas, esclarecimento de dúvidas e recebimento de denúncias.
Além dos atendimentos, foram distribuídos gratuitamente 3.900 copos personalizados e 6.000 abanadores informativos, todos com conteúdos educativos sobre os direitos do consumidor e as ações parlamentares conduzidas por Mário César Filho.
Entre as denúncias recebidas, destacaram-se 10 casos de cobrança indevida no transporte fluvial para acompanhantes de pessoas com autismo, além de reclamações sobre telefonia, filas bancárias abusivas e falta de acessibilidade no evento.
“A presença da CDC em Parintins é o nosso jeito de cuidar das pessoas de perto. Estivemos na linha de frente para garantir dignidade, respeito e informação. Ouvir o povo, buscar soluções e mostrar que dá, sim, pra fazer diferente — esse é o nosso compromisso. E ainda vem muito mais por aí”, destacou o Deputado Mário César Filho.
A ação reforça o papel da Assembleia Legislativa, por meio da CDC, como instrumento de transformação social e aproximação entre o poder público e o cidadão, em todas as regiões do Amazonas.