Segundo dia de evento reforçou o compromisso da companhia com uma cultura organizacional ética e inclusiva

FOTO: Divulgação/Ciama
A Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama), encerrou, nesta quinta-feira (03/07), o Workshop Integridade e Compliance, que abordou questões como prevenção ao assédio e à discriminação, além da importância da saúde mental e do bem-estar dos empregados, que podem impactar diretamente na qualidade dos serviços prestados.
Durante o evento, o diretor-presidente da Companhia, Aluizio Barbosa, reforçou o compromisso institucional com a construção de um ambiente de trabalho ético, saudável e respeitoso. Ele destacou o apoio irrestrito da diretoria ao fortalecimento da integridade na Companhia e que isto reflete diretamente nos serviços prestados à população.
“A integridade não é apenas um valor, é uma prática diária. Apoiar eventos como este é reafirmar nosso compromisso com uma gestão pública ética, humana e eficiente. A alta direção da Ciama apoia todas as iniciativas que promovam o respeito, o diálogo e o bem-estar.”
A primeira palestra do dia foi conduzida pela subcontroladora geral do estado, Lúcia de Fátima Ribeiro Magalhães, que abordou “A Prevenção ao assédio e à discriminação como pilar do Programa Estadual de Integridade”. A exposição trouxe reflexões sobre os riscos institucionais, a atuação orientadora dos órgãos de controle e os impactos positivos de uma cultura ética no serviço público.
Em seguida, os coaches Hélida Tavares e Rafael Cortezão, do Instituto Inspiração HUB, abordaram o tema “Saúde mental: o impacto do assédio, da discriminação e da exclusão no bem-estar dos empregados”, alertando sobre os efeitos desses problemas na rotina profissional e pessoal dos servidores e propondo caminhos de superação baseados no acolhimento e escuta ativa.
Fechando o ciclo de apresentações, os profissionais Luciene Tenório (Serviço Social) e Cristiano Seiquer (Psicologia) trataram sobre “O papel do Serviço Social e da Psicologia na perspectiva da Integridade e Compliance e no bem-estar dos empregados”, com ênfase na responsabilidade social corporativa e nas exigências da NR-1 (Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho sobre medidas de prevenção de riscos ocupacionais).
O workshop foi encerrado após uma rodada de perguntas e trocas entre os participantes. Ao longo dos dois dias de programação, o evento proporcionou um ambiente de escuta, aprendizado e fortalecimento institucional, reafirmando que a integridade é um compromisso coletivo, que começa de dentro para fora e pode impactar diretamente o público atendido pela companhia, principalmente as prefeituras municipais.
O post Integridade e Compliance: Ciama encerra discussões sobre assédio, saúde mental e bem-estar no ambiente de trabalho apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.