Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Noticiário Brasil
  • Principal
Reading: Entre janeiro e abril, 8.020 Cartões do Produtor Primário (CPP) foram emitidos no Amazonas
Compartilhar
Portal Noticiário BrasilPortal Noticiário Brasil
Aa
Search
  • Principal
Have an existing account? Sign In
Follow US
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Noticiário Brasil > Blog > Amazonas > executivo > Entre janeiro e abril, 8.020 Cartões do Produtor Primário (CPP) foram emitidos no Amazonas
executivo

Entre janeiro e abril, 8.020 Cartões do Produtor Primário (CPP) foram emitidos no Amazonas

Compartilhar
Compartilhar

O serviço foi realizado pelo Idam, órgão de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) aos trabalhadores do setor primário local

Foto: Arquivo/Idam

Nos primeiros quatro meses deste ano, a emissão e renovação de Cartões do Produtor Primário (CPP) no Amazonas somou 8.020 documentos, segundo levantamento do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal do Estado do Amazonas (Idam), órgão de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) responsável pelos serviços relacionados ao registro.

Do total de documentos expedidos entre janeiro e abril, 2.699 foram no mês de janeiro, 1.583 em fevereiro, 1.861 em março e 1.877 no mês de abril. No último mês do primeiro quadrimestre, São Gabriel da Cachoeira (852 quilômetros distante de Manaus) foi destaque na emissão e renovação de CPP’s com 224 registros.

Também figuraram entre os destaques na emissão e renovação, durante o mês de abril, Manicoré (a 332 quilômetros da capital), com 150 documentos; Presidente Figueiredo (117 quilômetros distante de Manaus), com 123 CPP’s; e São Paulo de Olivença (a 985 quilômetros de distância da capital), com 101 cartões registrados.

“A regularização do produtor rural está entre as prioridades do Idam, que tem intensificado a emissão e renovação de documentos de extrema importância para o fortalecimento do setor primário amazonense”, disse o diretor-presidente do Idam, Vanderlei Alvino, ao pontuar que instituto também oferece serviços relacionados Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Alvino reforça, ainda, que a regularização do produtor rural é essencial para o avanço das atividades desempenhadas pelos trabalhadores, “pois com documentos, como o CPP, em mãos, o trabalhador rural pode usufruir de uma série de benefícios, que vão do acesso a políticas públicas ao desconto na aquisição de insumos e implementos agrícolas”.

Foto: Arquivo/Idam

O CPP

O Cartão do Produtor Primário (CPP) é um benefício do Governo do Estado do Amazonas destinado exclusivamente a pessoa física que exerça a atividade de produção rural. O documento é regulamentado pela Lei Estadual n° 4.774/2019, de 1º de janeiro de 2019.

O CPP possibilita ao trabalhador usufruir da isenção do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na aquisição de insumos, máquinas e equipamentos para o uso na produção de atividades agropecuárias, pesqueiras e florestais e a dispensa da cobrança de ICMS antecipado nas aquisições de insumos agropecuários em outros estados.

Também permite desconto de energia elétrica junto a operadora, mediante o cadastro e a vistoria da empresa de energia elétrica; a utilização de notas fiscais Modelo 04 (Produtor Rural) e Nota Fiscal Eletrônica, sem o destaque do ICMS; além da participação em iniciativas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Os serviços de emissão e renovação do CPP são emitidos de forma gratuita, nas 75 Unidades Locais e postos avançados do Idam distribuídos nos 62 municípios amazonenses.

O post Entre janeiro e abril, 8.020 Cartões do Produtor Primário (CPP) foram emitidos no Amazonas apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

  

Receba as últimas notícias de "Noticiário Brasil" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it

Leia também

Sopas são refeições nutritivas e versáteis servidas nas cozinhas populares do programa Prato Cheio

SSP-AM lança operação na RDS Puranga Conquista

Projeto ‘Feito à Mão Indígena’ inaugura primeira loja física no Shopping São José

Secretaria de Educação abre inscrições para curso de Libras na EE Mayara Redman

Deputado Carlinhos Bessa destaca avanço no acordo pela pavimentação da BR-319

Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Copy Link Print
Leave a comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

Amazonas

Sopas são refeições nutritivas e versáteis servidas nas cozinhas populares do programa Prato Cheio

16 de julho de 2025
Amazonas

SSP-AM lança operação na RDS Puranga Conquista

16 de julho de 2025
Amazonas

Projeto ‘Feito à Mão Indígena’ inaugura primeira loja física no Shopping São José

16 de julho de 2025
Amazonas

Secretaria de Educação abre inscrições para curso de Libras na EE Mayara Redman

16 de julho de 2025
Portal Noticiário BrasilPortal Noticiário Brasil
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?