Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Noticiário Brasil
  • Principal
Reading: Assembleia Legislativa apresenta leis e projetos voltados para o ‘Julho Verde’, mês de conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço
Compartilhar
Portal Noticiário BrasilPortal Noticiário Brasil
Aa
Search
  • Principal
Have an existing account? Sign In
Follow US
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Noticiário Brasil > Blog > Assembleia Legislativa apresenta leis e projetos voltados para o ‘Julho Verde’, mês de conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço

Assembleia Legislativa apresenta leis e projetos voltados para o ‘Julho Verde’, mês de conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço

Compartilhar
Compartilhar

 

No mês dedicado à prevenção e conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço, cuja data principal é celebrada em 27 de julho, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) vem apresentando leis e projetos voltados à prevenção e ao diagnóstico precoce da doença. Esse tipo de câncer é o quinto mais frequente no Brasil, com uma estimativa de 39 mil novos casos por ano, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

O presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (UB), é autor da Lei nº 5.788/2022, originada do Projeto de Lei nº 296/2020, que criou o Serviço de Atendimento Móvel para diagnóstico do câncer de cabeça e pescoço. A proposta visa auxiliar na detecção precoce da doença, especialmente em crianças e adolescentes.

“O Julho Verde é uma campanha essencial para salvar vidas. Ao levar informação à população, promover hábitos saudáveis e incentivar o diagnóstico precoce, estamos não apenas reduzindo os casos da doença, mas também garantindo mais qualidade de vida às pessoas. A prevenção é a melhor forma de combater o câncer de cabeça e pescoço, e essa mobilização reforça nosso compromisso com a saúde pública”, destacou o deputado.

Conforme a lei, o Serviço de Atendimento Móvel deve contar com equipe multidisciplinar qualificada, capacitada para realizar triagens e encaminhamentos em casos suspeitos.

O presidente da Comissão de Saúde e Previdência Social, deputado Dr. Gomes (Podemos), também atua ativamente na causa. De sua autoria é a Lei nº 7.330, sancionada em 13 de janeiro de 2025, que institui oficialmente a Política Estadual de Prevenção ao Câncer de Cabeça e Pescoço, com origem no Projeto de Lei nº 9993/2023.

“O principal objetivo da lei é chamar a atenção da população para a importância dos cuidados necessários para evitar a manifestação ou agravamento de tumores na região da cabeça e pescoço”, explicou o parlamentar.

Entre os principais pontos da nova lei, estão: campanhas permanentes de conscientização; ampliação dos exames clínicos, laboratoriais e de imagem; participação da sociedade civil na formulação de políticas públicas; estímulo à pesquisa e coleta de dados epidemiológicos.

Alerta para o Amazonas

O deputado George Lins (UB) também destacou a importância da campanha Julho Verde, principalmente no contexto amazônico.

“Essa campanha é fundamental, principalmente no nosso Estado. O câncer de cabeça e pescoço ainda é pouco discutido, apesar de sua gravidade. Muitas vezes, os sintomas passam despercebidos, o que compromete o diagnóstico precoce e o sucesso do tratamento”, afirmou.

Segundo ele, fatores culturais como o uso excessivo de tabaco e álcool, além da dificuldade de acesso a serviços especializados de saúde no interior do Amazonas, são agravantes.

“Como médico e parlamentar, reforço a importância do diagnóstico precoce. Quanto mais cedo a doença for identificada, maiores são as chances de cura, com tratamentos menos invasivos e melhor qualidade de vida para o paciente”, completou.

A deputada Mayara Pinheiro (Republicanos), destacou a importância da campanha Julho Verde.

“A campanha Julho Verde é fundamental para salvar vidas. O câncer de cabeça e pescoço, muitas vezes, se desenvolve de forma silenciosa e é diagnosticado em estágios avançados, quando o tratamento já é mais difícil. Como médica, vejo o quanto a informação e o diagnóstico precoce podem fazer a diferença no prognóstico do paciente. No Parlamento Estadual reforço meu compromisso com políticas públicas que ampliem o acesso à prevenção, ao tratamento e à conscientização. No Amazonas, onde o acesso à saúde ainda enfrenta desafios logísticos e estruturais, campanhas como essa são essenciais para garantir que a população conheça os sinais da doença e saiba onde buscar ajuda”, explicou.

Ela ainda explicou que o índice da doença é alto no Amazonas. “Sim. Infelizmente, o câncer de cabeça e pescoço tem uma incidência significativa no nosso Estado, especialmente entre homens, com fatores de risco associados ao consumo de álcool e tabaco, hábitos que ainda são muito comuns na região. Além disso, questões como baixa escolaridade e dificuldade de acesso a serviços de saúde contribuem para o diagnóstico tardio. Por isso, além da campanha de conscientização, é urgente que a gente invista em estratégias de prevenção contínua, formação de profissionais e estrutura adequada para atender a população em tempo hábil”, disse.

Atuação do Centro Médico da Aleam

O Centro Médico Dr. Luiz Carlos de Avelino, localizado nas dependências da Aleam, também atua de forma contínua na prevenção do câncer de cabeça e pescoço. De acordo com o diretor-presidente, médico Arnoldo Andrade, os atendimentos e diagnósticos são feitos ao longo de todo o ano, e não apenas durante o Julho Verde.

“Trabalhamos durante o ano todo com ações de prevenção, educação e saúde. O índice de câncer na região da boca é alto, muitas vezes causado por próteses mal adaptadas e dentes maltratados. Nossa equipe de odontologia realiza um trabalho importante de prevenção da mucosa bucal”, explicou.

Além disso, o centro realiza campanhas anuais sobre a saúde da mulher e do homem, incluindo exames de imagem da tireoide câncer bastante comum em mulheres na menopausa.

“Temos uma equipe multidisciplinar com cardiologista, ortopedista, neurologista, endocrinologista, entre outros especialistas. A média mensal de atendimento chega a 5 mil pacientes”, destacou o médico.

Arnoldo disse que no Centro médico atua uma equipe multidisciplinar composta de cardiologista, ortopedista, neurologista, endocrinologista, entre outros especialistas.

“Temos um trabalho continuo o ano todo e centramos uma vez por ano, para fazer uma busca ativa. Atendemos 5 mil pessoas/mês desde a equipe de enfermagem, as salas de fisioterapia, odontologia e ambulatório. Nesse universo nos dá um atendimento de 60 mil pessoas por ano”, afirmou.

Julho Verde

O Dia Mundial de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço é comemorado em 27 de julho. A campanha Julho Verde foi criada pela Associação de Câncer de Boca e Garganta (ACBG Brasil) com o objetivo de alertar a população sobre os sinais e sintomas iniciais, que muitas vezes são negligenciados. A detecção precoce é essencial para o sucesso do tratamento e a redução dos índices de mortalidade.

 

  

Receba as últimas notícias de "Noticiário Brasil" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it

Leia também

No Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial, deputado Roberto Cidade destaca leis de sua autoria em defesa da igualdade

Frente Parlamentar de Combate ao Suicídio da Assembleia investiu esforços em campanhas durante o primeiro semestre de 2025

Presidida por Adjuto Afonso, Frente Parlamentar das Micro e Pequenas Empresas da Aleam concorre em premiação nacional do Sebrae

Lei de João Luiz: Faturas de energia no Amazonas terão mensagens sobre saúde mental

Comandante Dan percorre 13 municípios em agenda intensa para ouvir os cidadãos

Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Copy Link Print
Leave a comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

No Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial, deputado Roberto Cidade destaca leis de sua autoria em defesa da igualdade

3 de julho de 2025

Frente Parlamentar de Combate ao Suicídio da Assembleia investiu esforços em campanhas durante o primeiro semestre de 2025

3 de julho de 2025

Presidida por Adjuto Afonso, Frente Parlamentar das Micro e Pequenas Empresas da Aleam concorre em premiação nacional do Sebrae

3 de julho de 2025

Lei de João Luiz: Faturas de energia no Amazonas terão mensagens sobre saúde mental

3 de julho de 2025
Portal Noticiário BrasilPortal Noticiário Brasil
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?