Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Noticiário Brasil
  • Principal
Reading: Adjuto Afonso recebe representantes do Sul do Amazonas para discutir o Zoneamento Ecológico-Econômico da região
Compartilhar
Portal Noticiário BrasilPortal Noticiário Brasil
Aa
Search
  • Principal
Have an existing account? Sign In
Follow US
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Noticiário Brasil > Blog > Adjuto Afonso recebe representantes do Sul do Amazonas para discutir o Zoneamento Ecológico-Econômico da região

Adjuto Afonso recebe representantes do Sul do Amazonas para discutir o Zoneamento Ecológico-Econômico da região

Compartilhar
Compartilhar

 

O deputado estadual Adjuto Afonso (União Brasil) recebeu, nesta segunda-feira (21/07), uma comitiva de municípios do Sul do Amazonas para discutir a implantação efetiva do Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) na região. Participaram do encontro representantes dos municípios de Boca do Acre, Elcio Gomes, Pedro Henrique e Laíde Nunes; e do distrito de Santo Antônio do Matupi, nas proximidades de Apuí, Marilene Antunes, Rossemiro Lopes e Adriano Barbosa.

A implementação do ZEE no Amazonas, com ênfase na sub-região do rio Purus, é uma das principais e mais antigas bandeiras do mandato de Adjuto Afonso, como forma de conciliar o desenvolvimento socioeconômico da região com a conservação ambiental.

De acordo com o parlamentar, o ZEE é uma política pública voltada para a identificação, desenvolvimento, fomento e organização das potencialidades econômicas em cada município do estado.

Defensor do desenvolvimento sustentável, principalmente nos municípios da calha do Purus, Adjuto Afonso acredita que o Zoneamento Ecológico-Econômico vai garantir a elaboração de diretrizes e normas para o uso e ocupação do solo, considerando as características ambientais e socioeconômicas de cada região. Além de garantir segurança jurídica para investidores e orientar políticas públicas, especialmente em áreas estratégicas como agricultura, turismo, indústria e energia renovável.

“O ZEE auxilia na tomada de decisões públicas e privadas, promovendo o desenvolvimento sustentável. É através dele que os municípios vão poder atrair recursos para desenvolver matrizes econômicas de acordo com suas potencialidades naturais, além de formar profissionais e incrementar a infraestrutura necessária para garantir a geração de emprego e renda”, esclareceu o deputado.

Ainda nesta semana, os representantes dos municípios do sul do Amazonas irão se reunir com o governador Wilson Lima (União Brasil) para discutir a implantação dessa política pública. Para Adjuto Afonso, este é mais um passo importante para o desenvolvimento de novas matrizes econômicas, que vão diminuir a dependência do Estado em relação à capital Manaus e impulsionar a economia do interior.

“O governador Wilson Lima é um entusiasta da ZEE e sempre foi bastante sensível em relação ao papel do interior para a descentralização da economia do nosso Estado. Hoje, somos muito dependentes da economia da nossa capital, e somente com a criação de novas alternativas econômicas poderemos melhorar a vida dos nossos irmãos do interior e o Zoneamento Ecológico-Econômico é fundamental neste processo, concluiu.

Desde 2023, o deputado Adjuto Afonso vem participando de reuniões com o titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), secretário Serafim Corrêa, com o objetivo de viabilizar a implementação da ZEE, especificamente na região em questão.

O que é ZEE?

O Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) é um instrumento de planejamento territorial que visa conciliar o desenvolvimento socioeconômico com a proteção ambiental, buscando o uso sustentável dos recursos naturais. Ele é baseado na identificação e avaliação das potencialidades e fragilidades do território, considerando aspectos físicos, bióticos e socioeconômicos, para orientar decisões sobre o uso do espaço.

Em abril deste ano, o Amapá tornou-se o primeiro estado da Amazônia brasileira a finalizar e aprovar seu ZEE. O documento é considerado um marco legal que define, com base em critérios técnicos e científicos, as áreas produtivas e de preservação ambiental, levando em conta solo, clima e biomas.

  

Receba as últimas notícias de "Noticiário Brasil" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it

Leia também

Regularização fundiária impacta a economia regional e pode valorizar em até 70% os imóveis

Prefeitura de Manaus e Tribunal de Justiça do Amazonas efetuam parceria que extingue 200 mil ações de dívidas pequenas da justiça

Ordem de atuação dos leiloeiros credenciados pela prefeitura

Equipes da prefeitura sensibilizam crianças e pais para atenção à saúde bucal em ação na zona Leste

Prefeitura celebra 20 anos da Manaus Previdência

Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Copy Link Print
Leave a comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

Amazonas

Regularização fundiária impacta a economia regional e pode valorizar em até 70% os imóveis

21 de julho de 2025
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus e Tribunal de Justiça do Amazonas efetuam parceria que extingue 200 mil ações de dívidas pequenas da justiça

21 de julho de 2025
Prefeitura de Manaus

Ordem de atuação dos leiloeiros credenciados pela prefeitura

21 de julho de 2025
Prefeitura de Manaus

Equipes da prefeitura sensibilizam crianças e pais para atenção à saúde bucal em ação na zona Leste

21 de julho de 2025
Portal Noticiário BrasilPortal Noticiário Brasil
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?