Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Noticiário Brasil
  • Principal
Reading: Espetáculo de dança “Ancestrais” estreia em Manaus com reflexões sobre identidade e resistência
Compartilhar
Portal Noticiário BrasilPortal Noticiário Brasil
Aa
Search
  • Principal
Have an existing account? Sign In
Follow US
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Noticiário Brasil > Blog > Amazonas > Espetáculo de dança “Ancestrais” estreia em Manaus com reflexões sobre identidade e resistência
Amazonas

Espetáculo de dança “Ancestrais” estreia em Manaus com reflexões sobre identidade e resistência

Redação
Compartilhar
Compartilhar

Obra solo de Cléia Alves percorre espaços culturais e quilombolas do Amazonas

Foto: Divulgação

Manaus recebe neste mês de abril a estreia do espetáculo de dança “Ancestrais”, idealizado, dirigido e interpretado pela professora, produtora cultural e multiartista Cléia Alves. A apresentação inicial acontece no próximo dia 27/04, às 10h, no Pagode do Quilombo do Barranco de São Benedito, localizado no bairro Praça 14, e integra os festejos em homenagem a São Benedito.

O espetáculo é resultado de uma pesquisa iniciada em 2021 e foi contemplado pelo Edital Macro de Chamamento Público nº 002/2024, da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). O projeto tem apoio do Ministério da Cultura e Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Uma obra de resistência e afirmação cultural

“Ancestrais” é uma obra que nasce da necessidade de debater temas como identidade, ancestralidade e pertencimento. Segundo Cléia Alves, a criação do espetáculo parte da urgência de reagir ao avanço da intolerância religiosa, do racismo e da marginalização cultural no Brasil. “Falar sobre identidade, ancestralidade e pertencimento é um ato político no Amazonas. A minha arte é um grito de resistência”, afirma a artista.

A narrativa do espetáculo é construída a partir da movimentação de danças tradicionais afro-brasileiras, como capoeira, samba, maracatu e dança dos orixás. Além disso, Cléia Alves utiliza percussão, poesia e cantos afro-religiosos para conduzir o público a uma imersão nas memórias e vivências de povos negros e originários.

A artista tem uma trajetória marcada pelo ativismo cultural e pela valorização das manifestações afro-amazônicas. Sua atuação inclui participações em grupos de maracatu, samba de roda, hip hop e movimentos sociais femininos, como o Fórum Permanente de Mulheres de Manaus e o Fórum das Mulheres Afro-ameríndias e Caribenhas.

A produtora e assistente de coreografia do espetáculo Thyene Viana relata que a experiência de participar do projeto tem sido transformadora. “É uma experiência magnífica estar ao lado de uma mulher afro-ameríndia com 40 anos de trajetória. Como assistente de coreografia, busco sempre entender seus objetivos, fazer anotações e contribuir para o aperfeiçoamento da obra”, explica.

O mestre de capoeira KK Bonates, colaborador artístico da obra, define Ancestrais como “uma singela beleza da uni multiplicidade do ser humano”. Já a professora e bailarina Francis Baiardi, mediadora das rodas de conversa que acontecerão após as apresentações, afirma: “Cléia apresenta suas memórias afetivas com uma verdade que emociona e nos faz refletir sobre uma escuta sensível do planeta e de seus ancestrais.”

Fotos: Divulgação

Temporada do espetáculo “Ancestrais”

O espetáculo passará por diferentes comunidades quilombolas e instituições culturais de Manaus e do interior do estado. Com início no domingo (27/04), no Pagode do Quilombo do Barranco de São Benedito, bairro Praça 14, o espetáculo segue no dia 11/05, para a Comunidade Quilombola Sagrado Coração de Jesus Lago de Serpa, em Itacoatiara, às 10h.

No dia 14/05, às 9h, é a vez da Escola Estadual Cacilda Braule Pinto receber o espetáculo. Seguindo para o dia 20/05, a apresentação ocorrerá na ESAT – Universidade Estadual do Amazonas, bairro Praça 14, às 16h. E finalizando o circuito em Manaus, nos dias 29 e 30/05 no Teatro da Instalação, às 19h.

As apresentações no Teatro da Instalação contarão com ingressos gratuitos e terá uma roda de conversa com o público. O espetáculo conta ainda com o apoio da Associação de Crioulas do Quilombo do Barranco de São Benedito, Comunidade Quilombola Sagrado Coração de Jesus Lago de Serpa, ESAT-UEA e Escola Cacilda Braule Pinto.

Mais do que uma obra de dança, “Ancestrais” é um manifesto. Um convite à reflexão sobre o passado, o presente e o futuro das comunidades negras e indígenas da Amazônia e sobre a potência da arte como instrumento de transformação social.

O post Espetáculo de dança “Ancestrais” estreia em Manaus com reflexões sobre identidade e resistência apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Receba as últimas notícias de "Noticiário Brasil" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it

Leia também

Com mais de R$ 1,5 milhão em investimentos, governador Wilson Lima fortalece setor primário e garante inclusão social em Jutaí e Fonte Boa

Governo do Amazonas lança edital para pagamento da Subvenção Econômica do Pirarucu

ADS entrega equipamentos e produtos para fomentar o setor primário em Jutaí

Detran-AM remove dois carros envolvidos em ‘racha’ na zona oeste de Manaus

Amazonastur reforça ordenamento turístico em Presidente Figueiredo

Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Copy Link Print

Leia mais

Amazonas

Com mais de R$ 1,5 milhão em investimentos, governador Wilson Lima fortalece setor primário e garante inclusão social em Jutaí e Fonte Boa

25 de julho de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas lança edital para pagamento da Subvenção Econômica do Pirarucu

25 de julho de 2025
Amazonas

ADS entrega equipamentos e produtos para fomentar o setor primário em Jutaí

25 de julho de 2025
Amazonas

Detran-AM remove dois carros envolvidos em ‘racha’ na zona oeste de Manaus

25 de julho de 2025
Portal Noticiário BrasilPortal Noticiário Brasil
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?